Sobre os Ícones

Cristo Pantocrator Hagia Sophia, Istambul Cerca de 1185 mosaico (detalhe)Um pouco sobre a iconografia bizantina

Surgida nos primeiros séculos da era cristã, a iconografia bizantina é uma das formas de arte sacra mais antiga e que menos se alterou ao longo dos séculos.

A palavra "ícone" - icona , ikona , икона - do russo - vem do grogo eikona ( εἰκών , Eikon , ) que significa simplesmente imagem. O Igreja Ortodoxa Oriental acredita que os primeiros ícones de Cristo e da Virgem Maria foram pintadas por São Lucas Evangelista.

Por "ícones bizantinos" entende-se ícones russos, sérvios e gregos. Estão presentes na Igreja Ortodoxa russa, Ortodoxa Oriental, Copta, Bizantina e Católica Romana.

Na imagem ao lado o Cristo Pantocrator Hagia Sophia, Istambul Cerca de 1185 mosaico (detalhe)

Ícones são cheios de simbolismo, criados para transmitir uma série de informações sobre a pessoa ou cena que retrata. Cada detalhe como o estilo dos cabelos, a roupa, a posição do corpo, o fundo, os ornamentos e até mesmo a metodologia empregada na confecção têm um significado que ajuda o devoto a mergulhar na contemplação do mistério divino.

A pintura de um Ícone, em geral, não é feita com a pretensão de ser uma expressão artística única, embora cada um iconógrafo traga uma visão para a peça. É muito mais comum que um ícone seja copiado de um modelo mais antigo, contudo, com o reconhecimento de um novo santo na igreja, um novo ícone deve ser criado e aprovado.

Segundo a tradição cristã oriental, a veneração dos ícones transcende a visão da madeira e da pintura, levando o observador à contemplação do original, do próprio mistério alí retratado. Diz Basílio de Cesareia em Sobre o Espírito Santo 18:45 : " A honra prestada à imagem passa para o protótipo". Assim, o gesto de beijar um ícone de Cristo é mostrar amor para com o próprio Cristo Jesus.

Fonte: www.ikonograph.com

Saiba mais sobre a arte sacra bizantina

O website starnews2001 reúne um conteúdo bastante completo na seção Museu Bizantino. Veja nossas sugetões:

Sobre períodos, iconógrafos e artistas: www.starnews2001.com.br/museu_bizantino.html

Sobre os primeiros ícones cristãos: www.starnews2001.com.br/earliest.html

Ícones do período médio bizantino: www.starnews2001.com.br/middle.html

Ícones do fim do império bizantino: www.starnews2001.com.br/twilight.html

 

 

Sobre a loja

Na Spessi Loja de Ícones Bizantinos você pode comprar ícones marianos, Maria Porta do Céu, Mãe da Ternura, Crucifixo Bizantino (Cruz de São Damião), Cristo Ressuscitado, Cristo Pantocrator, Ícones de santos, São Francisco de Assis, Santa Teresa D'Ávila e muitos outros. Diversos tamanhos, para altar e parede, residências e capelas. Crie um ambiente de oração e evangelização, conheça e propague esta devoção! Em nossa OFICINA de ÍCONES fazemos tudo com amor e devoção.

Social
Pague com
  • PagSeguro
Selos

Reginaldo Spessi - CPF: 277.367.548-70 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade